Blog

Ar-refrigerado: dicas para tornar sua viagem mais confortável

Você sabe como é o funcionamento do ar-refrigerado dos carros executivos? Para fazer com que sua viagem fique mais confortável, é importante conhecer algumas especificações de uso desses aparelhos (principalmente no verão!). Em primeiro lugar, vale lembrar que os equipamentos de ar-refrigerado dos ônibus não possuem o recurso de esquentar a temperatura.

Para que isso fosse possível, eles teriam que ser equipados com um sistema de calefação. Como não é o caso, orientamos nossos motoristas para que trabalhem sempre com o ar ligado e programado na temperatura de 22 graus durante o dia e 25 graus durante a noite.

Mas, e no frio?

Por não possuir o sistema de calefação mencionado, nos dias frios, se o motorista deixar o ar ligado direto, a temperatura dentro do ônibus ficará aproximadamente três graus abaixo da temperatura externa. Ou seja, em dias muito frios, com temperatura externa abaixo de 20 graus, se o motorista deixar o ar ligado direto, a temperatura interna do ônibus estará, aproximadamente, em 17 graus.

Consequentemente, é aconselhável que, nos dias mais frios, o sistema fique ligado apenas no modo ventilação. Além disso, recomendamos que a cada 30 minutos o motorista ligue também o sistema de refrigeração, deixando-o ligado por aproximadamente cinco minutos. Somado ao fator da temperatura externa, é válido lembrar que, dentro do ônibus, quanto mais embaixo do equipamento de ar ficarem as poltronas, mais frio será o ambiente.

Seguindo a lógica, quanto mais no final do ônibus (distante do ar-refrigerado), mais quente será.

 

O que fazer para viajar sem problemas?

Com o fato mencionado acima, a dica número um é: clientes que sentem mais frio devem procurar adquirir suas passagens com poltronas mais no final do ônibus. Lá, a ventilação será sempre mais reduzida e existe, ainda, a proximidade com o motor do veículo, o que eleva a sua temperatura interna.

Em nossa rotina de viagens, é importante considerar que, em um ambiente com mais de 40 pessoas, é natural que o ar puro se esgote rapidamente se não deixarmos um equipamento de ar-refrigerado ligado. Por essa razão é tão importante que os dispositivos fiquem desligados apenas nos dias frios. Neles, você pode ficar tranquilo: os ônibus são equipados com um sistema de renovação do ar interno que deve ser acionado a cada duas horas de viagem.

E a higienização?

Bem lembrado! Os equipamentos de ar refrigerado dos ônibus passam regularmente por higienização dos filtros e serpentinas. Esse é o motivo pelo qual solicitamos que nossos passageiros evitem abrir bolsas ou embrulhos que possuam algum objeto ou alimento com cheiro forte dentro dos ônibus executivos sem janelas.

Em sua viagem, se a temperatura não estiver agradável para você, procure trocar de lugar seguindo as dicas acima sempre que for possível. Fique à vontade para utilizar o recurso dos defletores que direcionam o ar ou fecham a sua saída – eles ficam localizados em cima da sua poltrona. De qualquer forma, vale o conselho clássico das mamães: leve um agasalho todas as vezes que for viajar num ônibus executivo.

Tudo certo? Você também pode acompanhar nossas novidades e ações nas redes sociais. Siga a Viação Progresso!