Blog

Combate ao coronavírus: a prevenção continua

Você sabia que o coronavírus é uma família viral que existe desde os anos 1960? O novo integrante do grupo, detectado inicialmente na China em dezembro de 2019, causa a doença causadora da pandemia chamada Covid-19. Ao longo de 2020, com milhares de casos pelo mundo, o vírus provocou infecções respiratórias, apresentando como principais sintomas febre, tosse seca e cansaço. Em quadros graves, a falta de ar é sinal de alerta.

Para aquelas no grupo de risco, é preciso atenção! Idosos e indivíduos com problemas como diabetes, distúrbios cardíacos e em tratamento do câncer têm maior probabilidade de desenvolver disfunções respiratórias graves, que podem ser letais. Por isso, a prevenção é essencial! Afinal, uma das principais características dos vírus é a sua fácil transmissão.

De pessoa para pessoa, a propagação pode ocorrer através de gotículas de saliva ou de muco, expelidas pela boca ou pelas narinas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. A transmissão também acontece por meio de partículas virais transferidas ao apertar as mãos ou compartilhar um objeto.

Como prevenir o contágio?

A prevenção da Covid-19 inclui medidas simples:

  • Lave as mãos com frequência, sempre com água e sabão, esfregando até a metade do pulso;
  • Use o álcool em gel 70% para higienizar as mãos;
  • Evite abraços e apertos de mãos – os cumprimentos agora devem ser apenas com sorrisos;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal;
  • Leve o rosto à parte interna do cotovelo para tossir ou espirrar;
  • Evite aglomerações;
  • Caso apresente sintomas, a orientação é permanecer em casa! Procure postos de saúde apenas em quadros graves, com sinais de falta de ar.

A Viação Progresso, desde o início da pandemia, está atenta e acompanhando as notícias através dos órgãos oficiais do Governo, pronta para acatar todas as determinações legais. Entendemos e nos solidarizamos com os clientes quanto às suas preocupações. Por sermos uma empresa de transporte coletivo, um serviço essencial, seguimos a operação regular, fazendo ajustes na oferta de horários conforme a demanda.

Mesmo com a flexibilização de atividades comerciais, o momento vivido em nosso país ainda é delicado e cabe a cada um adotar as medidas de prevenção. Siga as recomendações do Ministério da Saúde e cheque as fontes de informações recebidas por mensagens e redes sociais. Juntos, combatemos não só o vírus, mas também as fake news.

Em nossos perfis, estamos sempre compartilhando dicas de cuidados e as ações seguidas pela Viação Progresso para a proteção de passageiros, colaboradores e de todos ao nosso redor. Acompanhe!