Blog

Vai viajar com seu pet? Atenção aos cuidados necessários

Seja de férias, a trabalho ou apenas para um passeio que quebre a rotina, viajar combina com tranquilidade. Mas, quando se é tutor de algum bichinho de estimação, como gato ou cachorro, uma preocupação que sempre surge é: como viajar em segurança com os pets? Pensando nisso, preparamos este artigo para encerrar suas dúvidas em relação ao transporte e às regras sobre o tema. Vamos lá? Boa leitura!

Viagem com cães e gatos

Para viajar com seu gatinho ou cachorro, por mais tranquilos que eles sejam, os animais devem estar dentro de uma caixa ou bolsa de transporte própria para a sua segurança. Além disso, devem ser obedecidas as normas de higiene, segurança e saúde e é importante lembrar que existe uma ressalva para os casos de cães-guia, levantada no Art. 29 da Lei Estadual nº 4.808/2006, que podem acompanhar seus donos normalmente.

Ao comprar a passagem e entrar no ônibus, você como tutor precisa estar munido de um atestado sanitário expedido pelo médico veterinário do seu pet. Ele é responsável por comprovar a saúde do animal e o atendimento às medidas sanitárias definidas pelo serviço sanitário oficial e pelos órgãos de saúde pública, com destaque para a comprovação de imunização antirrábica.

No trânsito de cães e gatos de pequeno porte, não é necessária a apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA).

 

Viagem com outros animais domésticos

Assim como é válido acima, outros animais domésticos necessitam estar acondicionados para viajar, portando, também, o atestado de saúde fornecido pelo veterinário responsável. Visite-o antes de planejar a viagem, pois é aconselhável que o animal passe por uma consulta prévia para entender as necessidades dele. Por exemplo, se for preciso algum calmante, é fundamental que o medicamento seja prescrito pelo profissional.

Lembramos que vacinação do seu bichinho deverá estar em dia, em especial, mais uma vez, a vacina antirrábica. E, para esse cenário, os animais deverão estar acompanhados da GTA – fornecida pelo Ministério da Agricultura e em seus postos autorizados.

Conhecendo as regras, fica mais fácil cuidar dos pets na hora de viajar, certo? Em caso de dúvidas, entre em contato. Você também pode acompanhar nossas novidades e ações nas redes sociais. Siga a Viação Progresso!